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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Diálogo Teórico

At.1-2 SuelyLeal - DIÁLOGO TEÓRICO - PAULO FREIRE

As idéias pedagógicas de Paulo Freire tomaram forma partindo da observação da cultura dos alunos, em particular o uso da linguagem e da função social da escola. Paulo Freire foi o maior educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional. Desenvolveu um pensamento pedagógico estritamente político.


Para Freire, o objetivo maior da educação é o de sensibilizar o aluno, mostrar sua importância e valorizar sua vivência,chamando sempre atenção para o seu papel diante dos fatos que influencia o sua vida,que através da educação os menos favorecidos, ou seja os pobres poderão lutar por seus direitos, levá-los a entender sua situação de oprimidos e agir em favor da própria libertação.


Conforme o pensador, o profissional da educação deve conduzir os alunos a conhecer os conteúdos, mas de uma forma leve e satisfatória, valorizando sua vivência e cultura. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo". Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que deverá ser considerada na hora do ensino e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo".


A obra de Paulo Freire é uma concepção de educação contida numa concepção de mundo. Nela, distinguem-se três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas, principalmente para aflorar a cultura do educando e dar importância nas atividades pedagógicas da sala de aula. O segundo momento é o de exploração das questões relativas aos temas em discussão – o que permite que o aluno construa o caminho do senso comum para uma visão crítica da realidade. Finalmente, volta-se do abstrato para o concreto, na chamada etapa de problematização: o conteúdo em questão apresenta-se "dissecado", o que deve sugerir ações para superar impasses. Para Paulo Freire, esse procedimento serve ao objetivo final do ensino, que é a sensibilização e conscientização do aluno.


O pensar de Paulo Freire encontra-se a idéia de que tudo está em permanente em transformação e interação. Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano como "histórico e inacabado" e conseqüentemente sempre pronto a aprender. No caso particular dos professores, isso reflete na necessidade de formação contínua e permanente. Freire dizia, numa frase interessante , que "o mundo não é, o mundo está sendo".



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