tag:blogger.com,1999:blog-38542894541021072452024-03-13T05:24:12.236-07:00ELABORAÇÃO DE PROJETOSEspaço para postar os Textos.Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-40847874703046049412010-07-26T13:50:00.000-07:002010-07-26T13:50:42.657-07:002.6 - REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEMATIVIDADE-2.<br />
Como atividade final, partindo das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante é convidado a revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do próprio processo de introspecção e as reflexões devem ser registradas no Diário de Bordo. A seguinte questão orientadora é apresentada para auxiliar o cursista nesta tarefa: O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?<br />
<br />
Como fazer?<br />
<br />
1.Acessar a ferramenta interação e no item Diário de Bordo;<br />
<br />
2.Selecionar nova anotação; Digite sua reflexão sobre a questão colocada,<br />
<br />
3.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo, e clique em incluir.<br />
<br />
Onde postar:<br />
<br />
Diário de bordo: reflexão sobre a aprendizagemSuely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-73334876440021728172010-07-26T13:46:00.000-07:002010-07-26T13:46:47.044-07:002.5- PODCAST COM LÉA FAGUNDESATIVIDADE - 2.5<br />
<br />
Nesta atividade, você é convidado a participar do fórum de discussão “Cultura digital e currículo”, partindo de um depoimento da professora Léa Fagundes , na qual ela desafia a reflexão colocando a seguinte questão: Você educador, está pronto para a cultura digital? Disponível no ambiente, material do professor<br />
Como fazer:<br />
<br />
1. Refletir sobre a questão colocada;<br />
<br />
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”;<br />
<br />
3. Ler as contribuições dos colegas e comentar as contribuições de pelo menos dois.<br />
<br />
Onde postar:<br />
<br />
Fórum 3: Podcast com Léa Fagundes “cultura digital e currículoSuely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-37114216805507240102010-07-26T13:39:00.000-07:002010-07-26T13:39:55.177-07:002.4- ANÁLISE DO PROJETO NA AÇÃOATIVIDADE- 2.4<br />
Os cursistas devem retomar a proposta do PITEC elaborada no eixo 1 e fazer uma analise sobre o andamento do projeto , utilizando o roteiro “analise do projeto na ação” disponível no ambiente em material do professor. TEMA, DISCIPLINAS ENVOLVIDAS, OBJETIVOS, AÇÕES REALIZADAS, ATITUDES E VALORES VIVENCIADOS, RESULTADOS ESPERADOS.<br />
Como fazer:<br />
<br />
1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;<br />
<br />
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: e2.4analiseProjetoseunome;<br />
<br />
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno Titulo: Análise do projeto_ nome do projeto, tema "Eixo2: Currículo", subtema “Análise do Projeto”.<br />
<br />
Onde postar: Biblioteca: material do aluno Titulo: Análise do projeto_ nome do projeto Tema Ativ 2.4 Subtema “Análise do Projeto”.Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-61708292032868860432010-07-26T13:24:00.000-07:002010-07-26T13:24:31.944-07:002.3 -CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICASATIVIDADE-2.3<br />
<br />
<br />
Essa atividade propõe uma discussão no Fórum “ currículo e suas características” baseada na seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?<br />
<br />
Como fazer:<br />
<br />
1. Refletir sobre a questão colocada;<br />
<br />
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;<br />
<br />
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.<br />
<br />
Onde postar:<br />
<br />
Fórum 2: “Currículo e suas características”Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-68504118364020506882010-07-26T13:14:00.000-07:002010-07-26T13:14:59.714-07:00COMPARTILHAMENTO DO PROJETO EM AÇÃO. <br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
Atividade 2.2<br />
Momento para relato das dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas na experiencia do desenvolvimento do Projeto em sala de aula.<br />
Como fazer: Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de au<br />
Onde postar:<br />
Fórum 1: “Projeto em ação”Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-38697636551315481842010-07-26T13:05:00.000-07:002010-07-26T13:05:16.412-07:00EIXO-2- PAINEL DAS PROPOSTAS DE PROJETOSAtividade 2.1<br />
<br />
<br />
Esta atividade propõe a socialização das propostas dos <span style="color: black;">Projetos</span> elaborados na atividade 1.5 do eixo-1.<br />
<br />
Como fazer: 1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, apresentação eletrônica (Power point), vídeos ou outros, prevendo o tempo de no máximo 10 minutos .<br />
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ21apresProjetoseunome.<br />
3. Onde postar<br />
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema: ativ 2.1, subtema: “Apresentação do Projeto”.Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-14002596425657848452010-07-15T14:31:00.001-07:002010-07-15T14:31:53.873-07:00http://elaboracaodeprojetos40h.blogspot.com/Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-69422463971149129562010-07-03T11:02:00.000-07:002010-07-03T11:02:08.709-07:00At.1-6 SuelyLeal REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEMAt.1-6 SuelyLeal - Reflexão sobre a Aprendizagem <br />
<br />
<br />
O ato de planejar é uma atitude que diz respeito ao ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade, é uma preocupação tipicamente de toda pessoa. Em nosso cotidiano, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas e pré definidas para definição da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso dia a dia, usamos os processos naturais da razão para alcançar o que desejamos. <br />
<br />
O planejamento é abordado por idéias que são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.<br />
<br />
Analisando as contribuições dos teóricos, percebe-se que a escola precisa direcionar todas as suas forças para que aconteça de fato a aprendizagem de nossos alunos , temos que delinear planos com ações bem definidas , e ainda apropriar-se da metodologia de projetos, esta proposta conduz a ação pedagógica na perspectiva da produção do conhecimento. Penso que é necessário acontecer uma reestruturação na organização da escola, investir na formação continuada dos professores e demais segmentos, dar uma reorganizada geral, desde a atribuição de aulas até a organização dos horários de trabalho.<br />
<br />
A aprendizagem é um fator que nos conduz a descobertas, novos mundos que nos dirige também a questionamentos, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente. Como metodologia, a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois, só pode se mediar um processo de aprendizagem se sentirmos integrados a este processo.Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-38635882991427230612010-06-30T22:48:00.000-07:002010-06-30T22:48:22.245-07:00<span style="background-color: #b4a7d6; color: black;">At.1-3 SuelyLeal - PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS </span><br />
<span style="background-color: #b4a7d6; color: black;"><br />
</span><span style="background-color: #b4a7d6; color: black;">Cada projeto tem uma intenção, um caminho, um rumo a seguir. É uma ação planejada, com objetivos claros, com compromisso definido coletivamente e deve ser considerado como um processo permanente de reflexão, na busca de alternativas possíveis à efetivação de sua intencionalidade.</span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #b4a7d6;"></span></span><br />
<span style="background-color: #b4a7d6; color: black;">Na construção de um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar. Assim, lançamos mão de idéias e de sonhos de forma que acreditamos que essa busca nos leve a um ponto ou uma resposta possível. O planejamento bem elaborado, parte do pressuposto da interdisciplinaridade, que é o diálogo entre as disciplinas, com suas contribuições. Projeto, é antever um futuro com perspectivas diferente do presente.</span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #b4a7d6;"></span></span><br />
<span style="background-color: #b4a7d6; color: black;">Um projeto tem que ser dinâmico e flexível, pois, ao longo de sua execução poderão surgir novas idéias e perspectivas ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Preferencialmente as temáticas deverão ser discutidas e definidas conjuntamente com alunos e colegas da escola. Por que sabemos que os alunos envolvem-se muito mais, com isso as metas pré estabelecidas serão realizadas com mais afinidade e precisão. A utilização de recursos tecnológicos são bem significativos, as ações pedagógicas tomam uma dimensão bem maior, possibilitando um caminhar interessante nas novas descobertas em direção ao foco do projeto.</span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #b4a7d6;"></span></span><br />
<span style="background-color: #b4a7d6; color: black;">Hernandez alerta que para trabalhar com projeto não basta o aluno gostar de um determinado tema, é preciso que o tema seja instigador para o aluno e desperte sua curiosidade por novos conhecimentos. </span>Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-15880603162083351002010-06-30T22:41:00.000-07:002010-06-30T22:41:45.487-07:00Diálogo Teórico<span style="color: black;">At<span style="background-color: #ead1dc;">.1-2 SuelyLeal - DIÁLOGO TEÓRICO - PAULO FREIRE </span></span><br />
<br />
<span style="background-color: #ead1dc; color: black;">As idéias pedagógicas de Paulo Freire tomaram forma partindo da observação da cultura dos alunos, em particular o uso da linguagem e da função social da escola. Paulo Freire foi o maior educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional. Desenvolveu um pensamento pedagógico estritamente político.</span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #ead1dc;"></span></span><br />
<span style="background-color: #ead1dc; color: black;">Para Freire, o objetivo maior da educação é o de sensibilizar o aluno, mostrar sua importância e valorizar sua vivência,chamando sempre atenção para o seu papel diante dos fatos que influencia o sua vida,que através da educação os menos favorecidos, ou seja os pobres poderão lutar por seus direitos, levá-los a entender sua situação de oprimidos e agir em favor da própria libertação.</span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #ead1dc;"></span></span><br />
<span style="background-color: #ead1dc; color: black;">Conforme o pensador, o profissional da educação deve conduzir os alunos a conhecer os conteúdos, mas de uma forma leve e satisfatória, valorizando sua vivência e cultura. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo". Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que deverá ser considerada na hora do ensino e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo".</span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #ead1dc;"></span></span><br />
<span style="background-color: #ead1dc; color: black;">A obra de Paulo Freire é uma concepção de educação contida numa concepção de mundo. Nela, distinguem-se três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas, principalmente para aflorar a cultura do educando e dar importância nas atividades pedagógicas da sala de aula. O segundo momento é o de exploração das questões relativas aos temas em discussão – o que permite que o aluno construa o caminho do senso comum para uma visão crítica da realidade. Finalmente, volta-se do abstrato para o concreto, na chamada etapa de problematização: o conteúdo em questão apresenta-se "dissecado", o que deve sugerir ações para superar impasses. Para Paulo Freire, esse procedimento serve ao objetivo final do ensino, que é a sensibilização e conscientização do aluno.</span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #ead1dc;"></span></span><br />
<span style="background-color: #ead1dc; color: black;">O pensar de Paulo Freire encontra-se a idéia de que tudo está em permanente em transformação e interação. Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano como "histórico e inacabado" e conseqüentemente sempre pronto a aprender. No caso particular dos professores, isso reflete na necessidade de formação contínua e permanente. Freire dizia, numa frase interessante , que "o mundo não é, o mundo está sendo". </span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #ead1dc;"></span></span><br />
<span style="color: black;"><br />
<span style="background-color: #ead1dc;"></span></span>Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3854289454102107245.post-46963783797148495802010-06-30T22:29:00.000-07:002010-06-30T22:29:57.726-07:00EIXO -01 PROJETOAtiv.1-1 –Suleal –Meu Projeto Pessoal – Profissional<br />
Minha vida é organizada como um projeto integrado, que envolve família trabalho e Religião, com atividades e sonhos, ações realizas e a realizar. Faz-se necessário uma metodologia mais dinâmica, com reflexão e re planejamento sempre que necessário.<br />
<br />
Tenho formação acadêmica em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, sou efetiva com carga horária de 30 horas aulas no Estado, atualmente estou na função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, na Escola Estadual Boa Esperança. Sou casada e Tenho dois filhos lindos ambos estão na Universidade.<br />
Espero redefinir METAS e CAMINHOS para a realização do novo Plano de Ação. Pois cada ser humano, necessita caracterizar a existência de sentido pra sua vida, todos buscamos a eterna FELICIDADE , numa procura contínua pela VERDADE, AMOR, ALEGRIA, PAZ , SEGURANÇA dentre outros.<br />
A seguir a dinâmica das prioridades:<br />
1º AMAR, AMAR E AMAR ;<br />
<br />
2º- SEPARAR tempo para visitar os enfermos e necessitados de atenção;<br />
<br />
3º- VIVER com mais simplicidade;<br />
<br />
4º- TER mais cuidado com as palavras;<br />
<br />
5º PASSEAR mais com minha família;<br />
<br />
6º - CURSAR a faculdade de Psicologia que venho adiando há anos.<br />
<br />
7º- DAR mais atenção a minha saúde; <br />
<br />
8º- VIVER o presente com mais confiança no Poder de DEUS.<br />
<br />
9º- NÃO perder tempo com coisas pequenas, insignificantes.<br />
<br />
10º- ABRAÇAR, e demonstrar mais carinho e atenção a quem amo.<br />
<br />
11º- ADMIRAR a beleza da Vida<br />
<br />
<br />
. .... TENTE OUTRA VEZ.......Suely Lealhttp://www.blogger.com/profile/10377708290363908027noreply@blogger.com0