Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

At.1-6 SuelyLeal REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM

At.1-6 SuelyLeal - Reflexão sobre a Aprendizagem


   O ato de planejar é uma atitude que diz respeito ao ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade, é uma preocupação tipicamente de toda pessoa. Em nosso cotidiano, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas e pré definidas para definição da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso dia a dia, usamos os processos naturais da razão para alcançar o que desejamos.

    O planejamento é abordado por idéias que são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.

    Analisando as contribuições dos teóricos, percebe-se que a escola precisa direcionar todas as suas forças para que aconteça de fato a aprendizagem de nossos alunos , temos que delinear planos com ações bem definidas , e ainda apropriar-se da metodologia de projetos, esta proposta conduz a ação pedagógica na perspectiva da produção do conhecimento. Penso que é necessário acontecer uma reestruturação na organização da escola, investir na formação continuada dos professores e demais segmentos, dar uma reorganizada geral, desde a atribuição de aulas até a organização dos horários de trabalho.

    A aprendizagem é um fator que nos conduz a descobertas, novos mundos que nos dirige também a questionamentos, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente. Como metodologia, a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois, só pode se mediar um processo de aprendizagem se sentirmos integrados a este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário