Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

2.6 - REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM

ATIVIDADE-2.
Como atividade final, partindo das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante é convidado a revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do próprio processo de introspecção e as reflexões devem ser registradas no Diário de Bordo. A seguinte questão orientadora é apresentada para auxiliar o cursista nesta tarefa: O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?

Como fazer?

1.Acessar a ferramenta interação e no item Diário de Bordo;

2.Selecionar nova anotação; Digite sua reflexão sobre a questão colocada,

3.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo, e clique em incluir.

Onde postar:

Diário de bordo: reflexão sobre a aprendizagem

2.5- PODCAST COM LÉA FAGUNDES

ATIVIDADE - 2.5

Nesta atividade, você é convidado a participar do fórum de discussão “Cultura digital e currículo”, partindo de um depoimento da professora Léa Fagundes , na qual ela desafia a reflexão colocando a seguinte questão: Você educador, está pronto para a cultura digital? Disponível no ambiente, material do professor
Como fazer:

1. Refletir sobre a questão colocada;

2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”;

3. Ler as contribuições dos colegas e comentar as contribuições de pelo menos dois.

Onde postar:

Fórum 3: Podcast com Léa Fagundes “cultura digital e currículo

2.4- ANÁLISE DO PROJETO NA AÇÃO

ATIVIDADE- 2.4
Os cursistas devem retomar a proposta do PITEC elaborada no eixo 1 e fazer uma analise sobre o andamento do projeto , utilizando o roteiro “analise do projeto na ação”  disponível no ambiente em material do professor. TEMA, DISCIPLINAS ENVOLVIDAS, OBJETIVOS, AÇÕES REALIZADAS, ATITUDES E VALORES VIVENCIADOS, RESULTADOS ESPERADOS.
Como fazer:

1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;

2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: e2.4analiseProjetoseunome;

3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno Titulo: Análise do projeto_ nome do projeto, tema "Eixo2: Currículo", subtema “Análise do Projeto”.

Onde postar: Biblioteca: material do aluno Titulo: Análise do projeto_ nome do projeto Tema Ativ 2.4 Subtema “Análise do Projeto”.

2.3 -CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

ATIVIDADE-2.3


Essa atividade propõe uma discussão no Fórum “ currículo e suas características” baseada na seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

Como fazer:

1. Refletir sobre a questão colocada;

2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;

3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Onde postar:

Fórum 2: “Currículo e suas características”

COMPARTILHAMENTO DO PROJETO EM AÇÃO

.





Atividade 2.2
Momento para relato das dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas na experiencia do desenvolvimento do Projeto em sala de aula.
Como fazer: Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de au
Onde postar:
Fórum 1: “Projeto em ação”

EIXO-2- PAINEL DAS PROPOSTAS DE PROJETOS

Atividade 2.1


Esta atividade propõe a socialização das propostas dos Projetos elaborados na atividade 1.5 do eixo-1.

Como fazer: 1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, apresentação eletrônica (Power point), vídeos ou outros, prevendo o tempo de no máximo 10 minutos .
                   2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ21apresProjetoseunome.
3. Onde postar
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema: ativ 2.1, subtema: “Apresentação do Projeto”.

sábado, 3 de julho de 2010

At.1-6 SuelyLeal REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM

At.1-6 SuelyLeal - Reflexão sobre a Aprendizagem


   O ato de planejar é uma atitude que diz respeito ao ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade, é uma preocupação tipicamente de toda pessoa. Em nosso cotidiano, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas e pré definidas para definição da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso dia a dia, usamos os processos naturais da razão para alcançar o que desejamos.

    O planejamento é abordado por idéias que são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.

    Analisando as contribuições dos teóricos, percebe-se que a escola precisa direcionar todas as suas forças para que aconteça de fato a aprendizagem de nossos alunos , temos que delinear planos com ações bem definidas , e ainda apropriar-se da metodologia de projetos, esta proposta conduz a ação pedagógica na perspectiva da produção do conhecimento. Penso que é necessário acontecer uma reestruturação na organização da escola, investir na formação continuada dos professores e demais segmentos, dar uma reorganizada geral, desde a atribuição de aulas até a organização dos horários de trabalho.

    A aprendizagem é um fator que nos conduz a descobertas, novos mundos que nos dirige também a questionamentos, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente. Como metodologia, a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois, só pode se mediar um processo de aprendizagem se sentirmos integrados a este processo.