Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

At.1-3 SuelyLeal - PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS

 
Cada projeto tem uma intenção, um caminho, um rumo a seguir. É uma ação planejada, com objetivos claros, com compromisso definido coletivamente e deve ser considerado como um processo permanente de reflexão, na busca de alternativas possíveis à efetivação de sua intencionalidade.


Na construção de um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar. Assim, lançamos mão de idéias e de sonhos de forma que acreditamos que essa busca nos leve a um ponto ou uma resposta possível. O planejamento bem elaborado, parte do pressuposto da interdisciplinaridade, que é o diálogo entre as disciplinas, com suas contribuições. Projeto, é antever um futuro com perspectivas diferente do presente.


Um projeto tem que ser dinâmico e flexível, pois, ao longo de sua execução poderão surgir novas idéias e perspectivas ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Preferencialmente as temáticas deverão ser discutidas e definidas conjuntamente com alunos e colegas da escola. Por que sabemos que os alunos envolvem-se muito mais, com isso as metas pré estabelecidas serão realizadas com mais afinidade e precisão. A utilização de recursos tecnológicos são bem significativos, as ações pedagógicas tomam uma dimensão bem maior, possibilitando um caminhar interessante nas novas descobertas em direção ao foco do projeto.


Hernandez alerta que para trabalhar com projeto não basta o aluno gostar de um determinado tema, é preciso que o tema seja instigador para o aluno e desperte sua curiosidade por novos conhecimentos.

Diálogo Teórico

At.1-2 SuelyLeal - DIÁLOGO TEÓRICO - PAULO FREIRE

As idéias pedagógicas de Paulo Freire tomaram forma partindo da observação da cultura dos alunos, em particular o uso da linguagem e da função social da escola. Paulo Freire foi o maior educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional. Desenvolveu um pensamento pedagógico estritamente político.


Para Freire, o objetivo maior da educação é o de sensibilizar o aluno, mostrar sua importância e valorizar sua vivência,chamando sempre atenção para o seu papel diante dos fatos que influencia o sua vida,que através da educação os menos favorecidos, ou seja os pobres poderão lutar por seus direitos, levá-los a entender sua situação de oprimidos e agir em favor da própria libertação.


Conforme o pensador, o profissional da educação deve conduzir os alunos a conhecer os conteúdos, mas de uma forma leve e satisfatória, valorizando sua vivência e cultura. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo". Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que deverá ser considerada na hora do ensino e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo".


A obra de Paulo Freire é uma concepção de educação contida numa concepção de mundo. Nela, distinguem-se três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas, principalmente para aflorar a cultura do educando e dar importância nas atividades pedagógicas da sala de aula. O segundo momento é o de exploração das questões relativas aos temas em discussão – o que permite que o aluno construa o caminho do senso comum para uma visão crítica da realidade. Finalmente, volta-se do abstrato para o concreto, na chamada etapa de problematização: o conteúdo em questão apresenta-se "dissecado", o que deve sugerir ações para superar impasses. Para Paulo Freire, esse procedimento serve ao objetivo final do ensino, que é a sensibilização e conscientização do aluno.


O pensar de Paulo Freire encontra-se a idéia de que tudo está em permanente em transformação e interação. Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano como "histórico e inacabado" e conseqüentemente sempre pronto a aprender. No caso particular dos professores, isso reflete na necessidade de formação contínua e permanente. Freire dizia, numa frase interessante , que "o mundo não é, o mundo está sendo".



EIXO -01 PROJETO

Ativ.1-1 –Suleal –Meu Projeto Pessoal – Profissional
Minha vida é organizada como um projeto integrado, que envolve família trabalho e Religião, com atividades e sonhos, ações realizas e a realizar. Faz-se necessário uma metodologia mais dinâmica, com reflexão e re planejamento sempre que necessário.

Tenho formação acadêmica em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, sou efetiva com carga horária de 30 horas aulas no Estado, atualmente estou na função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, na Escola Estadual Boa Esperança. Sou casada e Tenho dois filhos lindos ambos estão na Universidade.
Espero redefinir METAS e CAMINHOS para a realização do novo Plano de Ação. Pois cada ser humano, necessita caracterizar a existência de sentido pra sua vida, todos buscamos a eterna FELICIDADE , numa procura contínua pela VERDADE, AMOR, ALEGRIA, PAZ , SEGURANÇA dentre outros.
A seguir a dinâmica das prioridades:
1º AMAR, AMAR E AMAR ;

2º- SEPARAR tempo para visitar os enfermos e necessitados de atenção;

3º- VIVER com mais simplicidade;

4º- TER mais cuidado com as palavras;

5º   PASSEAR mais com minha família;

6º - CURSAR a faculdade de Psicologia que venho adiando há anos.

7º-  DAR mais atenção a minha saúde;

8º-  VIVER o presente com mais confiança no Poder de DEUS.

9º-  NÃO perder tempo com coisas pequenas, insignificantes.

10º- ABRAÇAR, e demonstrar mais carinho e atenção a quem amo.

11º- ADMIRAR a beleza da Vida


.                                  .... TENTE OUTRA VEZ.......